.BSc, Grants, Opportunities

Grant GECAD_2013-01

Application Deadline: 14-02-2013
Encontra-se aberto concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciados em Engenharia Informática ou equivalente no âmbito do GECAD – Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão, unidade de I&D n.º 760 da FCT. A atividade a desenvolver pelo bolseiro está relacionada com os serviços de suporte técnico e gestão de recursos e com a área científica do processamento distribuído em plataformas computacionais de alto desempenho. O GECAD é financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), e do Projeto Estratégico PEst-OE/EEI/UI0760/2011 (CEDAC).

1. ÁREA CIENTÍFICA

Engenharia Informática

1. FORMAÇÃO ACADÉMICA

Licenciatura em Engenharia Informática ou equivalente

1. DURAÇÃO E REGIME DE ATIVIDADE

De 01 de março de 2013 até 28 de fevereiro de 2014 (duração de 12 meses, eventualmente renovável por períodos de 12 meses, até ao limite máximo estabelecido pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de 2012.

1. OBJETO DE ATIVIDADE / PLANO DE TRABALHOS

A atividade a desenvolver pelo bolseiro está relacionada com os serviços de suporte técnico e gestão de recursos e com a área científica do processamento distribuído em plataformas computacionais de alto desempenho. Tais plataformas permitem o desenvolvimento de diversos trabalhos envolvendo técnicas como a descoberta de conhecimento, a otimização e satisfação de restrições, a simulação, os sistemas multiagente, os sistemas baseados em conhecimento e os sistemas de apoio à decisão em grupo. O bolseiro deverá ter bons conhecimentos na área da programação e dos sistemas computacionais e sistemas operativos.

A orientação científica visará que o bolseiro tome conhecimento dos sistemas computacionais de alto desempenho e das principais tecnologias que permitam tirar partido do processamento distribuído no âmbito de sistemas e agentes inteligentes.

Pretende-se que o bolseiro efetue as seguintes tarefas:

– Manutenção da organização e apoio aos serviços de suporte técnico e gestão de recursos do GECAD;

– Estudo das abordagens de sistemas multiagente aplicados ao suporte técnico e gestão de recursos em ambiente de processamento distribuído;

– Escrita e preparação de relatórios técnicos e artigos científicos.

1. LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL

Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento nº 405/2010, de 06 de maio (publicado no DR nº 88, Série II, de 2010-05-06) – Regulamento de Bolsas de Formação Avançada do ISEP; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.

1. ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA E LOCAL DE TRABALHO

A orientação científica do bolseiro ficará a cargo da Doutora Zita Vale.

Os trabalhos decorrerão no GECAD – Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão, situado no Instituto Superior de Engenharia do Porto, na seguinte morada:

GECAD

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431

4200-072 Porto

1. REMUNERAÇÃO

De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país (disponível em http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) atribuídas pela FCT (€ 745,00 por mês).

1. MÉTODOS DE SELEÇÃO E COMPOSIÇÃO DO JÚRI

Apenas os candidatos que tenham apresentado o conjunto completo de documentos de candidatura e que mostram evidências de ter o perfil mínimo exigido serão admitidos. O método de seleção terá em conta a classificação final da Licenciatura (50%) e a avaliação Curriculum Vitae (50%). Em caso de dúvidas, poderá ser realizada uma entrevista que, neste caso, decorrerá em inglês, cuja convocatória será realizada por correio eletrónico.

O júri será composto pela Doutora Zita Maria Almeida do Vale, Professora Coordenadora com Agregação no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP/IPP), Diretora do GECAD e investigadora responsável pelo projeto, estando também presentes a Doutora Maria Goreti Carvalho Marreiros, Professora Adjunta no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP/IPP) e Subdiretora do GECAD, e a Doutora Isabel Cecília Correia Silva Praça Gomes Pereira, Professora Adjunta no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP/IPP).

1. FORMA DE PUBLICITAÇÃO / NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS

O anúncio será publicado no portal do ERACareers, decidiu-se promover o respetivo anúncio no site do ISEP e do GECAD.

Os resultados finais, nomeadamente a lista de candidatos, ordenada de acordo com a avaliação dos candidatos, será publicada no GECAD. Os candidatos serão notificados individualmente através de e-mail.

1. CANDIDATURA

Perfil mínimo exigido: Ser autor de pelo menos 2 artigos científicos escritos em Inglês. Domínio falado e escrito da língua inglesa.

Perfil desejado: Experiência prévia de pelo menos 5 anos em administração de redes e sistemas computacionais, e experiência em atividades de investigação.

1. PRAZO E FORMA DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

O prazo de candidatura decorre de 01 a 14 de fevereiro de 2013.

Documentos a apresentar: Curriculum Vitae, documento comprovativo da conclusão da Licenciatura com indicação da média obtida, documento comprovativo das classificações obtidas em toas as disciplinas do curso, cópia de trabalhos previamente publicado que sejam relevantes para a avaliação da candidatura. Deverá ser incluída uma carta de candidatura com a referência da bolsa (ref. GECAD_2013-01), com indicação clara da motivação da candidatura e os contactos do candidato (no mínimo: endereço de email, número de telemóvel, endereço e código postal). Todos os documentos devem ser enviados para zav@isep.ipp.pt. Adicionalmente deverá ser enviada por correio ou entregue diretamente no seguinte endereço:

GECAD

A/C Professor Zita Vale